Plantio do Mogno.


A G.Vallone em prol da sustentabilidade distribuirá no evento Fashion Week, do Rio de Janeiro e de São Paulo 1000 sementes da árvore de Mogno.

Se a exploração descontrolada e predatória do mogno continuar muito em breve essa árvore será mais uma em extinção. Ela já desapareceu de extensas áreas do Pará, Mato Grosso e Rondônia, e há indícios de que sua diversidade e quantidade atuais podem não garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo.

A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo.

Como plantar a semente de Mogno:
A terra para o plantio precisa ser de boa qualidade, retirada de uma profundidade livre de sementes de “mato” que ficam mais próximas a superfície do solo.
As sementes de Mogno precisam ser plantadas SEM A CASCA que as envolvem, essa casca tem o papel natural de proteção e auxílio na disseminação da semente, além disso, ela atua como uma espécie de “esponja” pois retem a água quando encharcada, mas essa age como uma barreira física na germinação.
Terceiro ponto importante envolve sol e água, o sol precisa ser incidente ao máximo possível na planta, sem dó. Em relação a água nada de excessos pois a umidade demasiada também pode vir a acarretar problemas na semente, então a sugestão é 2 vezes ao dia: manhã e final do dia. Mantenha as mudas longe do solo (caso seja chão de terra no viveiro). Cascalhar o terreno e/ou colocá-las em bancadas é uma saída para evitar o contato direto com o chão do viveiro.

A natureza agradeçe a sua parcipação !

Obrigada,
G.Vallone

Comentários

Postagens mais visitadas