VIRGIL ABLOH, O ESTILISTA QUE ULTRAPASSOU BARREIRAS ENTRELAÇANDO A MODA CLÁSSICA COM O STREETWEAR


Virgil Abloh é uma das razões por trás da atual obssessão do luxo com o streetwear. Ele criou uma nova linguagem que está adicionando novos contornos e contextos à moda 


Abloh é filho de imigrantes de Gana e cresceu em Rockford, subúrbio de classe média de Chicago. A essência de sua marca, que gira em torno do hi-lo, não nos surpreende, já que sua infância se baseou no hip hop, skates, grafite e camisetas baratas de Chicago.

Com tanta influência na mídia e na moda no momento, qualquer pessoa imaginaria que Abloh sonhou com isso a vida inteira. Muito pelo contrário, ele iniciou sua vida adulta cursando engenharia civil na University of Wisconsin e depois  passando para o Illinois Institute of Technology, onde obteve o diploma de arquiteto. No seu ultimo semestre de arquitetura, decidiu participar de um curso da história da moda e desde então se tornou uma pessoa extremamente conceituada e engajada na arte.



Além da vida acadêmica, Virgil atua como DJ em festas em todo o mundo sob o apelido Flat White e, apenas em 2016, fez colaborações para as marcas Moncler, Levi’s VLONETambém apresentou sua primeira linha de móveis na Design Miami durante a Art Basel Miami.

O estilista “surgiu” no mercado quando começou a trabalhar com Kanye West como diretor criativo de sua marca. Abloh é parte essencial dos conselheiros próximos de Kanye West há cerca de 14 anos - desde que fizeram um estágio juntos na Fendi em 2003. Paralelamente trabalhava em projetos criativos com outros amigos artistas. E assim, através de um filme de moda que queria fazer com o artista Jim Joe, nasceu sua primeira marca, a Pyrex Vision, e com ela os fundamentos que mais tarde resultaram no surgimento da Off-White.

Ele é conhecido por sua abordagem conciliadora: ele acredita que a entrada de peças como sneakers, moletons e t-shirts é mais um processo natural de legitimização do streetwear, do que uma negação do que foi feito antes. A questão, na verdade, é provar que, da mesma forma que vestidos de festa com aplicações barrocas, essas peças também podem veicular uma visão artística.



Hoje, Abloh influencia milhões de jovens oferecendo uma nova ideia de luxo e cuja estética tem muito a ver com os anos 90, período em que ele era adolescente e se viu despertado pela moda, através de marcas como Rick Owens e Supreme. De uma criança negra crescendo em Chicago a consumidor e mais tarde, grande influenciador. 

Esse é o mundo de Virgil Abloh as coisas que faz, os produtos que lança, as frases que fala geram muitos ecos e têm influenciado a moda de uma maneira geral.


''A cultura street está influenciando a alta moda e esta está influenciando a cultura street. E eu diria que isso está acontecendo de maneira igual. É uma relação inversa, mas que atua em ambos os sentidos. ''
OFF WHITE - Look No 29 PARIS, VERÃO 2019

Sua marca Off-White foi fundada em 2013 e rapidamente chamou atenção
: em 2015, foi o único americano a se tornar finalista do prestigioso LVMH Prize, para jovens estilistas. O primeiro endereço da loja nos Estados Unidos abriu no SoHo, em Nova York, no dia 10.08 com festa de inauguração em setembro, durante a semana de moda da cidade. 


Looks do inverno 2017/18 da Off-White, desfilado em Paris em março passado. 

''Estou interessando em ter um diálogo com o pedaço maior da história da moda''
    Abloh, é o primeiro diretor criativo afro-americano da Louis Vuitton e um dos poucos negros escolhidos pelas grandes maisons francesas. O estilista foi nomeado para o cargo de diretor artístico da coleção de homem da marca, após a saída de Kim Jones para a casa Dior. O primeiro desfile foi desfilado em Junho, na Semana de Moda Masculina de Paris.






En route, ajudou o streetwear a bombardear o setor de luxo para ocupar uma posição de destaque dentro dele.






Comentários

Postagens mais visitadas